quinta-feira, 11 de março de 2010

Instruções de Actuação

Faltam 9 dias para o Dia L.

Publicamos hoje as indicações para os voluntários da Maia seguirem no DIA L.

Cada um deve tentar levar todos os meios que consiga transportar por si só e ache que podem ser úteis na limpeza. Por exemplo, no teste piloto:
  • os ancinhos e as pás tiveram muito mais procura do que aquilo que se pensava inicialmente. Serviram para ajudar a remexer os montes de entulho para separar os plásticos, metais e madeiras que lá se encontravam; serviram para fazer a limpeza da área para passar a carrinha e a escavadora; e serviram para filtrar a terra (que não pode ir nos sacos, misturada com lixo, senão a Lipor vai ficar muito chateada connosco)

  • apesar da lixeira ter "contribuído" com alguns baldes, o carrinho de mão que a MaiaAmbiente levou deu muito jeito

  • os coletes e os triângulos de sinalização que têm nos carros podem ajudar na sinalização de trabalhos perto da estrada


Vão vestidos de acordo com as condições climatéricas. Ao início da manhã e fim da tarde arrefece mas, sobretudo se estiver um dia de Sol e com o progresso dos trabalhos, pode ficar calor. Ter muita atenção ao calçado - de preferência usar calçado de sola grossa mas, ao mesmo tempo, confortável para andar o dia inteiro de um lado para o outro.

Para quem puder passar o dia inteiro na lixeira vá preparado com um ou mais "lanches". Outra alternativa - quem não pode ajudar activamente na limpeza, pode sempre levar o almoço aos amigos que andam em limpezas. Vamos tentar distribuir pelo menos água e alguma comida pela hora de almoço mas se forem já preparados com um cantil nunca será de mais. De qualquer forma, quando começarem o dia terão mais indicações sobre como vão funcionar as coisas à hora de almoço (ainda estamos a ultimar esses detalhes, provavelmente só daremos indicações na próxima semana)

No DIA L, se não estiverem inseridos em nenhum grupo compareçam na Junta de Freguesia pelas 9h00. Quem estiver incluído num grupo deve seguir as indicações que o seu chefe de grupo lhe passar, eventualmente podem dirigir-se logo para a lixeira, se ela já estiver designada.

Ouçam as indicações do vosso chefe de grupo antes de começar a limpeza para tudo correr bem. É impossível prever todos os contratempos (que sempre acontecem em eventos a esta escala), até porque cada lixeira é diferente, por isso ao longo do dia usem do vosso bom senso para tentar evitar situações menos agradáveis.

E sobretudo divirtam-se. Vão estar com um grupo de pessoas, eventualmente fazer novos amigos, e vão estar todos a contribuir para melhorar o nosso ambiente.

Estas e outras instruções foram compiladas num documento de uma página que podem levar como referência para o dia. Nos sítios onde foram afixados cartazes podem também aproveitar para afixar esta página ao lado para informar as pessoas, sobretudo as que não nos acompanham pela Internet, de como devem proceder.

Estas instruções (e outras) serão também comunicadas na sessão de esclarecimento do próximo dia 18, às 21h00 (para tem perguntado onde se vai realizar ainda não temos a resposta definitiva pois aguardamos resposta do Fórum da Maia para saber se se pode realizar lá - vão estando atentos às notícias) no Pequeno Auditório do Fórum da Maia.

Sem comentários:

Enviar um comentário