segunda-feira, 15 de março de 2010

Conclusões da Validação

Faltam 5 dias para o DIA L

Conforme foi dito ontem, estivemos a consolidar o resultado da validação das lixeiras. Ainda não está o trabalho completamente terminado mas uma coisa é, desde já, evidente:
Voluntáriosok
Ainda não temos o número de voluntários necessário para todas as lixeiras (que deverá rondar os 800 +-100) mas contamos ter voluntários suficientes até ao fim da semana (entre novas inscrições e entre pessoas que não têm acesso à Internet para se inscrever mas tomaram conhecimento e vão comparecer à limpeza). Certo é que alguns voluntários serão deslocados para freguesias vizinhas - temos freguesias com poucas lixeiras e muitos voluntários inscritos e vice-versa. De qualquer forma compareçam na Junta da vossa área de residência, uma vez que só no dia, em função das pessoas que aparecerem sem estar inscritas, é que vamos ter a noção das necessidades exactas em cada local.

Meios de protecção pessoalok (máscaras e luvas)
À partida deve haver luvas para todos (mas mantém-se a nota de que quem puder trazer luvas de trabalho de casa o deve fazer). As máscaras serão encaminhadas prioritariamente para os locais onde sejam mais necessárias. Por exemplo, lixeiras com abundância de telhas de fibrocimento ou lã de vidro, que largam poeiras tóxicas ou irritantes e que não devem ser inaladas; ou para lixeiras onde seja preciso movimentar grandes montes de entulho que possam levantar muito pó.

Ferramentas de trabalhowarning
Quem puder trazer da casa ancinhos, pás e afins deve fazê-lo, são precisos em quase todas as lixeiras para ajudar na limpeza final. Carrinhos de mão ou baldes são altamente recomendáveis para algumas lixeiras em que há resíduos espalhados ao longo do caminho. Embora possa haver apoios pontuais num ou noutro caso, a coordenação não tem nenhum protocolo com ninguém para dispor disponibilizar este tipo de ferramentas, pelo que a contribuição pessoal de cada um é imprescindível.
Facas corta mato ou roçadores de mato são precisos em algumas lixeiras, onde o lixo está misturado com as silvas. Vamos tentar pedir à MaiaAmbiente e/ou às Juntas de Freguesia se podem disponibilizar alguém para fazer o trabalho de uns dias antes cortar as silvas nas principais lixeiras onde este problema foi referenciado. Provavelmente haverá notícias sobre isto mais tarde.

Transporte de pessoasok
Há algumas carrinhas que serão espalhadas por pontos ainda a decidir mas que claramente não chegam para distribuir tantos voluntários em simultâneo. Mas para deslocações dentro da própria freguesia, uma bicicleta pessoal é, tipicamente, meio de transporte suficiente. Ou então, quem puder comparecer no DIA L com viatura própria e depois, à medida que se formem os grupos, levar algumas pessoas no seu carro, tanto melhor. Não estamos, por esse motivo, muito preocupados com este aspecto. Os meios de transporte colocados à disposição do PLP serão usados prioritariamente para os casos em que seja preciso movimentar pessoas entre freguesias.

Transporte de resíduoswarning
Temos vindo a referir que é nesta área que estão as nossas maiores necessidades. Portanto, quem puder conseguir o apoio de camiões, carrinhas de caixa aberta, escavadoras, bobcats, etc deve entrar URGENTEMENTE em contacto connosco (cclmai.contactos@gmail.com) ou com a Junta de Freguesia e pedir para nos fazer chegar essa informação. Seria uma grande pena se conseguíssemos limpar as lixeiras mas depois o lixo ficasse lá, sem ninguém para o recolher. De acordo com as estimativas actuais, o número de carrinhas disponíveis para este transporte não chega nem a metade das necessidades. De qualquer forma, foi assumido pela MaiaAmbiente que, desde que os resíduos estejam devidamente separados e acondicionados à margem da estrada e a lixeira referenciada, eles tentarão passar nos dias seguintes a recolhê-los. Mas, como todos sabemos, durante a noite animais ou o vento, podem destruir o trabalho que os voluntários andaram a fazer no DIA L e se o lixo estiver novamente espalhado, poderá ficar parte por recolher. Vamos todos, por isso, contribuir para tentar evitar este cenário - apelem à consciência ambiental das empresas que ficam na vossa área de residência, sobretudo as da área da construção e transportes, para colaborar com um projecto que é de todos; convidem-nos a aparecer na sessão de esclarecimento de dia 18, às 21h00 no Fórum da Maia para os ajudar a convencer, se for preciso.


Já há alguns grupos, que nos acompanharam na validação, que têm lixeiras atribuídas e que, no DIA L, à partida se dirigirão directamente para lá. A esses grupos é importante que organizem desde já a limpeza (reconhecimento do local, prever transporte, prever as dificuldades que possam surgir de acordo com as necessidades específicas dos elementos do grupo, etc). De qualquer forma, até meados da semana serão distribuídas indicações para os chefes de grupo em particular...

Faltam 5 dias. Com um último esforço de todos vamos conseguir concretizar este projecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário