sábado, 6 de março de 2010

E assim foi o teste piloto

Decorreu hoje, num dos pontos referenciados na Folgosa, a experiência piloto para nos ajudar na preparação para o dia L.
O local foi escolhido por ter uma grande variedade de tipos de resíduos (plástico, papel, têxteis, entulho, etc) portanto foi mesmo isso que encontrámos - vários montes de resíduos, todos misturados.
Participaram cerca de 2 dezenas de pessoas munidas de luvas, ancinhos e pás. A MaiaAmbiente disponibilizou uma carrinha e a Junta de Freguesia da Folgosa patrocinou uma roçadora de mato, uma camioneta de caixa aberta e retro-escavadora.


Depois do briefing feito pelo coordenador do grupo, as pessoas foram distribuídas com a tarefa de separar determinado tipo de resíduos. Foram assim começando a criar-se vários montes diferenciados: alguns já esperados como o monte dos plásticos, dos metais, da madeira; outros que não nos tínhamos apercebido à primeira vista mas que também havia em grande quantidade como tubos de borracha, tapetes, telefones(!), etc.


Todo o material que foi separado foi levado pela camioneta da MaiaAmbiente para os locais de destino devidos. No total esta carrinha fez 3 viagens e ainda sobrou algum material, que ficou para ser recolhido um ou dois dias depois (a hora de almoço entretanto chegou e a carrinha só estava disponível no período da manhã).
Quando a limpeza começou a ficar mais adiantada, e passou a haver espaço de manobra entrou em acção a escavadora que foi carregando o entulho para a carrinha de caixa aberta. No total seguiram duas carrinhas cheias de entulho mas ainda havia material para pelo menos outras tantas.

Apesar da tarefa desagradável o convívio e a boa disposição imperaram durante todo o tempo que demorou esta limpeza. No final ainda houve tempo para distribuir um lanche pelos voluntários e para tirar algumas conclusões sobre o que correu bem e o que podia ter corrido melhor ou se podia fazer de forma diferente na dia L. Todos os participantes ficaram com a noção do tempo que leva a limpar uma lixeira daquelas dimensões. E, acima de tudo, toda a gente ficou com a noção que é possível um grupo de pessoas limpar uma lixeira.

Nos próximos dias vão ser publicadas as regras de operação para o dia L aqui na Maia para serem comentadas por todos. No dia 18 vai haver a ultima grande reunião geral a que devem comparecer tantas pessoas quanto possível.

4 comentários:

  1. Afinal a reunião geral é dia 15 ou dia 18?

    ResponderEliminar
  2. Isabel, a reuniao foi adiada para dia 18.

    ResponderEliminar
  3. Obrigada pelo esclarecimento.
    Já agora suponho que no mesmo local e à mesma hora da do dia 15?
    21h00 no forum Jovem da Maia?

    ResponderEliminar
  4. Isabel, so´ para o caso de nao ter recibo esta informaçao por outro lado - a sessao de esclarecimento e´ no Forum da Maia, no dia 18 pelas 21h00.

    ResponderEliminar