quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Balanço da 1ª incursão.

Os resultados obtidos nesta primeira referenciação são bastante satisfatórios, tendo em conta o numero de participantes e os próprios participantes.
É triste mas o numero de lixeiras referenciadas anda á volta de 70 e numa area menor que a metade do concelho, e podemos já contar com todo o tipo de resíduos e nos lugares mais inesperados. Pode-se constatar que as deposições existem de várias formas, ou num local remoto com facilidade de acesso reduzida onde há um grande aglomerado de lixo, ou ao longo de um caminho de pior acesso tanto de um lado como de outro e no proprio caminho, ou pequenos focos aqui e ali junto aos arruamentos de maior acesso, ou em propriedade privada. Em relação ás acessibilidades aos locais os prevaricadores procuram sempre depositar os resíduos em local de fraca visibilidade, para isso escolhem locais onde haja pouco movimento até ao ponto de tentarem esconder, quando assim é inrrompem pelas matas, bosques, caminhos de acesso a campos agricolas e outros que tais, não olham a meios. Neste ponto há um apontamento a fazer, devido às condições climatéricas desta altura muitos destes camihnos estão em muito mau estado, enlameados, com sucalcos e grandes poças de água, o que não acontece no verão. Não julguemos por este facto que ao encontrarmos uma destas situações não haja mais adiante uma lixeira.
Quanto aos meios as equipas formadas montavam em viaturas TT, e por isso houve uma maior dedicação ás áreas de mais dificil acesso, ficando assim outras areas por percorrer. Os meios digitais utilizados como GPS são uma grande ajuda, podendo assim marcar todo o percurso percorrido por cada uma das eqipas, e assim ficarmos com o registo do que já foi feito e do que fica por fazer. Rádios de intercomunicação em cada uma das equipas ajuda na interacção destas. Em relação ao material de apoio que se pretendia entragar a cada uma das equipas por motivos vários não ficou pronto a tempo de ser usado, contamos ter já para a proxima.
O dia ficou marcado pelas condições climatéricas favoráveis ao passeio e há resignação quanto ao numero de lixeiras referenciadas, no encontro final para a reposição de liquidos e calorias a boa desposição pairava no ar com o sentido de missão cumprida, apenas soturnos por termos de marcar nova missão.

João Guimarães

Sem comentários:

Enviar um comentário